Páginas

sábado, 10 de dezembro de 2011

Vincent Van Gogh


Vincent Nasceu em Zundert, uma cidade próxima a Breda, na província de Brarrabante do Norte, nos países baixos (mais conhecidos no Brasil e em Portugal como Holanda). Era filho de Theodorus, um Pastor da igreja reformada Neerlandesa (Calvinista), e de Anna Cornelia Carbentus. Recebeu o mesmo nome de seu avô paterno e também daquele que seria o primogênito da Família, morto antes mesmo de nascer exatamente um ano antes de seu nascimento. Especula-se que este fato tenha influenciado profundamente certos aspectos de sua personalidade, e que determinadas características de sua pintura (como a utilização de pares de figuras masculinas) tenham sido motivadas por isso. Ao todo, Vincent teve dois irmãos: Theodorus, apelidado de Theo, e Cornelius (Cor); e três irmas: Elisabeth, Anna e Willemina.


E agora uma obra de Van Gogh
(Campo de trigo com corvos)
Concluída em julho de 1890, nas ultimas semanas de vida de Van Gogh. Muitos acreditam que está foi a última obra de Van Gogh, ou até mesmo que ele se matou durante a sua pintura. Entretanto, não há nenhuma evidência que comprove esta ideia, e o autor ainda apresenta diversoso trabalhos após este.
No entanto, nenhum dos trabalhos futuros teria a mesma força e qualidade desta obra, que portanto muitas vezes é considerada como seu testamento pictural.
Críticos e historiadores de artye analisam a obra como uma representação do espirito de Van Gogh na ocasião. Um ceu ameaçador e escuro, os três caminhos no campo, sendo o central um beco sem saída e os dois outros de final ou percurso desconhecidos e os corvos, símbolos de muas presságios ou mesmo de morte. De fato Van Gogh se suicida após concluir esta tela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário