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domingo, 11 de dezembro de 2011

Estrutura organizacional



O organograma
é a representação gráfica simplificada da estrutura organizacional de uma instituição, especificando os seus órgãos  seus níveis hierárquicos e as principais relações formais entre eles.


Princípios básicos a serem obedecidos

  • Simplicidade- apresentar os elementos essenciais;
  • Padronização- Uniformidade e coerência;
  • Atualização- Retrata a realidade da organização em determinado momento.
Vantagens 
  • Os Organogramas facilitam a identificação de deficiências na organização.
O organograma é uma peça fundamental em uma empresa pois com ele, os administradores, gerentes e o pessoal de recursos humanos, organizam a empresa por setores, e por chefes conhecendo assim cada funcionário, e como já citado enxerga deficiência nos setores carentes da empresa, já que o organograma inclui todos funcionários, desde o Gerente ou o Presidente até a Faxineira.

Há um grande número de técnicas de representação;
  • Estrutural;
  • Circular ou Radial;
  • Funcional;
  • Estrutural funcional;
  • Matricial.

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